Kia Soul Forums :: Kia Soul Owners banner

Que óleo usar?

41K views 28 replies 12 participants last post by  GeoSoul  
#1 ·
Acabei de comprar um Kia Soul 2013 com motor 2.0 e 280.000 quilômetros. Quero trocar o óleo e o filtro. O proprietário anterior escreveu sob o capô que está usando Castrol 20/50. Devo usar isso? Eu moro no leste do Texas, onde fica muito quente no verão, mas raramente congela no inverno. Meu revendedor diz que eu deveria usar óleo FULL SYNTHETIC. O que todos estão usando? O que você recomenda? 20/50 é bom ou preciso deste novo Castrol EDGE para carros com mais de 120.000 quilômetros? Estou confuso.

#2 ·
Acabei de comprar um Kia Soul 2013 com motor 2.0 e 175.000 milhas. Quero trocar o óleo e o filtro. O proprietário anterior escreveu sob o capô que eles estão usando Castrol 20/50. Devo usar isso? Eu moro no leste do Texas e fica muito quente no verão, mas raramente congela no inverno. Meu revendedor diz que eu deveria usar óleo FULL SYNTHETIC. O que todo mundo está usando? O que você recomenda? 20/50 é ok ou eu preciso deste novo Castrol EDGE para carros com mais de 75.000 milhas? Estou confuso.
Parabéns pela compra do seu Soul 2013, James the flame! Para não "alimentar a chama" das opiniões sobre óleo, eu seguiria o que diz o manual do proprietário até que você tenha um motivo para não fazê-lo.

Muito provavelmente, um 5W-20 ou 30 totalmente sintético seria um bom lugar para começar. Se o carro estiver queimando óleo, considere o óleo de alta quilometragem.

Mais importante, troque o óleo no prazo, o que pode ser em torno de 3.500 milhas sob as diretrizes de "uso severo" para o clima quente do Texas e se você dirigir em viagens curtas ou em áreas empoeiradas.

• Like
Reactions: jdmartin
#3 · (Edited)
Acabei de comprar um Kia Soul 2013 com motor 2.0 e 175.000 milhas. Quero trocar o óleo e o filtro. O proprietário anterior escreveu sob o capô que eles estão usando Castrol 20/50. Devo usar isso? Eu moro no leste do Texas e fica muito quente no verão, mas raramente congela no inverno. Meu revendedor diz que eu deveria usar óleo FULL SYNTHETIC. O que todo mundo está usando? O que você recomenda? 20/50 é ok ou eu preciso deste novo Castrol EDGE para carros com mais de 75.000 milhas? Estou confuso.
Eu vou discordar um pouco do Geo.

No manual do proprietário, eles "permitem" até 10w30 para o seu motor nos EUA. Eu usaria isso primeiro e monitoraria o consumo. Em outras partes do mundo sem requisitos CAFE, o óleo que o proprietário anterior escreveu sob o capô é bom para o seu motor, especialmente no calor do Texas.

Tem um cara em outro fórum com o 1.6L GDI em um Hyundai Accent que não hesitaria em usar 20w50 no verão. Ele tem quase 200.000 naquele motor.

Esses motores são sujos. Eu o trocaria em no máximo 4.000 milhas e verificaria regularmente até ter certeza de que não há consumo de óleo. Sintético completo é uma boa ideia, qualquer marca serve. A diferença de custo não é muita se você estiver fazendo a troca de óleo sozinho.

Image

#4 ·
Eu vou discordar um pouco do Geo.

No manual do proprietário, eles "permitem" até 10w30 para o seu motor nos EUA. Eu usaria isso primeiro e monitoraria o consumo. Em outras partes do mundo sem requisitos CAFE, o óleo que o proprietário anterior escreveu sob o capô é bom para o seu motor, especialmente no calor do Texas.

Tem um sujeito em outro fórum com o 1.6L GDI em um Hyundai Accent que não hesitaria em usar 20w50 no verão. Ele tem quase 200.000 naquele motor.

Esses motores são sujos. Eu o trocaria em no máximo 4.000 milhas e o verificaria regularmente até ter certeza de que não há consumo de óleo. Sintético completo é uma boa ideia, qualquer marca serve. A diferença de custo não é muita se você estiver fazendo a troca de óleo sozinho.

View attachment 139128
Eu concordo com tudo isso! Eu uso 5W-30 no meu. Como você disse, o manual diz 5W-20 e/ou 30.

Eu acho que para James deve depender de como o motor está se dando com o óleo agora. Ele provavelmente deveria colocar uma nova válvula PCV e um filtro de ar.

#7 ·
Algumas boas informações são dadas, e quando há mais de uma pessoa, você sempre terá opiniões diferentes. Sugira óleo de motor totalmente sintético de alta quilometragem. O óleo de alta quilometragem trata a borracha, o que evita vazamentos de óleo. Eu pessoalmente uso óleo de motor sintético da marca Walmart por US$ 20 por 5 litros e um filtro de óleo de linha média por US$ 10. Morando na Flórida, uso óleo de motor com peso 10w-30.

#9 ·
Obrigado pela ajuda. Mudei o óleo para 10w30 Castrol de alta quilometragem totalmente sintético e usei um filtro de óleo Wix. Vou trocar a cada 5000 milhas ou menos. Encomendei uma válvula PVC para ser retirada hoje. # lugares queriam $81-$85 para trocar apenas o meu óleo e filtro!! Eu fiz isso sozinho por $45 em 20 minutos no chão! Muito fácil!

#10 ·
Atualização... Eu substituí a válvula pvc, embora a antiga estivesse a vibrar muito bem. Custou $16 na O'rileys. Paz de espírito sabendo que é nova. Uma observação... depois de trocar o óleo, agora parece que ouço um "tique-taque" MUITO leve no motor com o capô aberto? É tão leve que eu realmente não consigo ouvi-lo com o capô fechado? Talvez estivesse lá antes, mas não acho. Alguma sugestão? Verifiquei duas vezes o nível do óleo e está bom. O motor tem agora quase 180.000 milhas.

#11 ·
Atualização... Eu substituí a válvula de pvc, embora a antiga estivesse a vibrar muito bem. Custou $16 na O'rileys. Paz de espírito sabendo que é novo. Uma observação... depois de trocar o óleo, agora parece que ouço um "tique-taque" MUITO leve no motor com o capô aberto? É tão leve que eu realmente não consigo ouvi-lo com o capô fechado? Talvez estivesse lá antes, mas acho que não. Alguma sugestão? Verifiquei duas vezes o nível do óleo e está bom. O motor tem quase 180.000 milhas agora.
É um tópico abordado muitas vezes, James, e claro a escolha de cada um, sobre se usa um filtro OEM especificamente projetado para o seu carro ou um de terceiros. Você mencionou o uso de um WIX.

Sou preguiçoso e fui pelo caminho de menor resistência e uso filtros OEM. Eles são baratos e também, como GeekontheHill atesta, ótimos filtros. Para aqueles que ainda estão na garantia, isso pode tornar uma reclamação "menos complicada" removendo o elemento de terceiros.
Image

#12 ·
Eu uso 5w-30 totalmente sintético nos meus dois carros, o de 2010 que tem 220k e o de 2014 que tem 140k no noroeste da Geórgia... Eu começaria por aí. 20w-50 é um pouco espesso para estes motores pequenos e apertados... só a minha opinião!

EDIT: E sim, use filtros OEM! Compre alguns nas concessionárias ou online. Nas concessionárias você saberá que são reais e não falsificados, o que aparentemente pode acontecer! Como agora tenho 2 Souls, eu apenas compro um pacote de 10! :D

PS: Os meus dois batem por quaisquer razões. Na verdade, minha motocicleta Suzuki com 80k bate e no mundo das motocicletas uma válvula que bate é uma boa válvula! ;) Eu não me preocuparia se você só ouvir isso com o capô aberto!

#13 ·
Acabei de comprar um Kia Soul 2013 com motor 2.0 e 175.000 milhas. Quero trocar o óleo e o filtro. O proprietário anterior escreveu sob o capô que está usando Castrol 20/50. Devo usar isso? Eu moro no leste do Texas e fica muito quente no verão, mas raramente congela no inverno. Meu revendedor diz que eu deveria usar óleo FULL SYNTHETIC. O que todo mundo está usando? O que você recomenda? 20/50 está ok ou preciso deste novo Castrol EDGE para carros com mais de 75.000 milhas? Estou confuso.
Eu ficaria com o Castrol. Esses carros não exigem óleo totalmente sintético.

#17 ·
Há uma razão pela qual o proprietário anterior deixou uma nota sob o capô afirmando para usar 20w50. Notas como essa quase sempre se referem ao consumo de óleo.

Onde você mora no Texas, 20w50 seria uma decisão óbvia. O óleo mais leve que eu alimentaria esse motor é 10w40 - então cruze os dedos para que funcione.

Trip777

#20 ·
Uau!! Acabei de sair da concessionária Kia. Comprei filtros de óleo Kia genuínos para o meu Soul 2013 com motor 2.0. Custaram-me APENAS $ 6,58 cada!!!! Com imposto sobre vendas, 2 filtros custaram APENAS $ 14,25!!!! Estou impressionado! Peça nº 26300 35505
Droga! Eles me roubaram, paguei em janeiro $ 10,50 pelo meu motor LX 2.0 de 2020!

#25 ·
Usamos 5W20 óleo sintético de alto desempenho aqui na Colúmbia Britânica, região de incêndios florestais, onde as temperaturas variam de -22°C no inverno a 49°C no verão. (-8°F a 120°F). A perda de óleo é mínima. O Soul reside o ano todo em uma garagem.

Dito isso, se estivéssemos morando em um lugar como o leste do Texas, eu usaria 5W30 óleo sintético de alto desempenho.

Se fosse necessário um óleo de grau mais pesado, eu imediatamente perguntaria o que estava errado com o motor e qual manutenção crítica não havia sido realizada.

#27 ·
Acabei de comprar um Kia Soul 2013 com motor 2.0 e 175.000 milhas. Quero trocar o óleo e o filtro. O proprietário anterior escreveu sob o capô que eles estão usando Castrol 20/50. Devo usar isso? Eu moro no leste do Texas e fica muito quente no verão, mas raramente congela no inverno. Meu revendedor diz que eu deveria usar óleo FULL SYNTHETIC. O que todos estão usando? O que você recomenda? 20/50 é ok ou eu preciso deste novo Castrol EDGE para carros com mais de 75.000 milhas? Estou confuso.
Droga, esta é uma resposta complicada sobre isso. Como tenho certeza de que você sabe, o óleo do motor 20/50 é projetado para motores de corrida! Motores de alta rotação sustentada que devem suportar o calor mais alto do estresse de enfrentar motores. Ao construir um motor projetado para corrida de verdade, muito esforço é projetado em uma expectativa de que este motor deve atender 500 milhas mais possivelmente outras 100 do lado de fora. Nunca 100.000 milhas de direção diária. Não, por razões de emissões, todos os novos projetos de motores mantêm folgas apertadas com expectativas de pouco ou nenhum blow by, etc. Essas folgas apertadas exigiam menos viscosidade, pois os espaços por onde esse óleo deveria passar não são projetados para dar nenhum espaço. Tentar empurrar um óleo 50 w pelo espaço limitado pode ser comparado a tentar sugar um shake espesso por um canudo VS um refrigerante por aquele canudo! Receio que você descubra que mudar de óleo neste ponto provavelmente resultará em ruído, potencial queima de óleo pelo tubo de escape e problemas de aquecimento. Eu usei em meus 3 , 2.0 nada além de totalmente sintético e o 5 w 20 que ele exigia, mas tenho 75.000 milhas a menos que você e moro em um clima mais quente. Espero que isso ajude. PS 45 anos mecânico com certificações ASE. Então você pode dizer que eu posso ter uma pista sobre as coisas.

#29 ·
Eu uso Royal Purple 5w-20 e Mobile 1 high mileage 5w-20 alternadamente. Estou com 272 mil milhas
Essa é uma leitura impressionante do odômetro. Qual ano e versão do Soul você dirige?